terça-feira, 6 de março de 2012

Páscoa, coelho e ovos de chocolate, ah?

Quando chega a época de páscoa fico super feliz. Pelos chocolates que irei trocar e também pelo significado dessa data tão especial.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Eu me lembro de quando faziamos teatro e amigo-choco na igreja que frequentavamos, cresci com essas comemorações acontecendo todos os anos seguidos. Era muito bom participar e confesso que sinto muita saudades, nas igrejas hoje em dia, quase não vemos mais esse tipo de apresentação. Mas de uma forma ou de outra a Páscoa nunca será esquecida ou deixada de comemorar.

Agora uma coisa eu sempre achei interessante mas não havia questionado até agora, porque os coelhos e chocolates para representar a páscoa? Foi ai que pesquisei e descobri que a festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.

Se voce era como eu e não sabia o porque ai esta o resumo da resposta, agora de uma coisa eu sei, eu não preciso da páscoa para comer chocolate, afinal como o ano todo, mas é somente na páscoa que ele é deliciado sem culpas não é mesmo? kkkkk. Bjos

Ana Paula Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem a vontade: