quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Educar não é fácil!

Realmente educar não é nada fácil, quando os filhos começam a fazer birra e voce não quer perder o controle da situação, o que fazer? É minha gente, porque vivo esse dilema. A Anna é realmente uma criança doce, mas quando esta na minha presença usa de 'chororo e gritos' para me persuadir a fazer o que ela quer, e eu a maioria das vezes acabo cedendo a sua birra para evitar maiores complicações, (é que tenho muito pouco tempo com ela por dia para usa-lo brigando) sei que toda mãe usa de alguma desculpa e essa é a minha. Imagina que agora ela quer escolher as roupas que vai usar, basta falar em sair com ela e logo já vem o problema, o termo que ela usa é :"Vestido de balé" para explicar que só pode ser os vestidos rodados, pode estar o frio que for que ela quer sair de vestido, se não pego o que ela quer começa a guerra entre nós duas. Agora se eu contar que ela tem três vestido que nunca foram usados 'por não ser de balé'.... ai. ai... SUPER NANNY! SOCOOOOROOOO!!!!!

Vira e mexe encontro reportagens com dicas de como educar os filhos, hoje lendo o site Terra encontrei essa reportagem e achei muito interessante, vou colocar ela aqui para ajudar outros pais que sofrem com as birras dos filhos. Pelo menos sei que existe uma solução, agora ao trabalho tentar colocar em prática a experiencia dos outros né? A reportagem não tem assinatura ok?  http://vivacadatoque.terra.com.br/vida-real-13/como-dar-uma-bronca-no-seu-filho-170


Como dar uma bronca no seu filho

A conversa é sempre a melhor forma de mostrar um erro

(Depois de um dia corrido e agitado, você chega em casa e ainda precisa organizá-la e cuidar dos filhos. E, como nem tudo é um mar de rosas, nem sempre as crianças obedecem com facilidade. Em meio a tantas tarefas, há momentos que tudo o que você menos quer é seu pequeno fazendo alguma arte, não é mesmo? Mesmo assim, não perder o controle é essencial. Nem que você tenha que se afastar por pelo menos um segundo para respirar e pensar no que fazer.

"A melhor maneira de se educar um filho é mudar o conceito de 'bronca' por 'orientação'. É necessário substituir ações punitivas por uma parceria", afirma a psicopedagoga Amanda Castanheira, de São Paulo. Segundo ela, a relação entre pais e filhos não deve ser um duelo.

Confira algumas dicas de mães sobre como fazer com que seu filho entenda o que é certo e errado, sem gritar ou fazê-lo chorar:

Converse

A professora Paula Belmino, de São Paulo, afirma que sempre tenta conversar com sua filha – Alice, de 4 anos – para fazer com que ela entenda os motivos pelos quais está levando uma bronca. "Tem funcionado bem mais do que quando eu gritava. Antes, ela não entendia por que eu estava brigando. Agora, estou educando."

Segundo ela, a bronca deve ser dada com o objetivo de fazer a criança entender o que está errado. E a melhor forma para isso é o diálogo. "Na igreja, por exemplo, ela tem mania de sair correndo. Então, antes de entrarmos, eu já falo o que não pode e explico que as pessoas estão ouvindo o padre e querem prestar atenção." Paula afirma que isso tem muito mais efeito. É como se estivesse dando dicas.

Além disso, Paula conta que, quando sua filha a desobedece, usa a técnica de tirar algo que ela gosta. "Ela sempre foi muito danada. Sempre que vamos ao shopping, eu compro um brinquedinho. Se ela não obedece, eu não compro e explico por que estou fazendo aquilo. Ela vai ganhar só se fizer a parte dela também."

Tire um brinquedo

A blogueira Milene Massucato, de São Bernardo do Campo (SP), tem um filho de 2 anos e 5 meses e diz que a melhor forma que usa com seu pequeno é o "se não obedecer, vai ficar sem tal brinquedo". Milene conta que é só ameaçar confiscar o carrinho, o livro ou o jogo e ele se comporta na hora. Segundo ela, essa técnica só não funciona quando seu filho está com sono ou com fome. "Nesse caso, dou um desconto e só ignoro as birras."

Segundo a psicopedagoga Amanda, afastar a criança daquilo que ela se identifica é uma ação saudável. "Esse tipo de prática mostra que se ela desrespeitar uma regra, vai ficar um tempo sem tal brinquedo." Amanda afirma que essa atitude fortalece a questão das escolhas: "faço coisas erradas, terei consequências".

Mesmo assim, é importante fazer com que a criança entenda por que você está tirando aquele brinquedo. Por isso, Milene se abaixa à altura dele e fala olhando nos olhos e em um tom bem sério. "Digo o que não gostei e o motivo porque não aceitei aquele comportamento."

Milene conta que antes o “colocava para pensar” no que tinha feito, mas não surtia o mesmo efeito. "Bater só demonstra descontrole sob a situação. O diálogo funciona", destaca Milene. "Sempre ouvi tudo o que meu filho tinha para falar e, por isso, ele sabe que eu o entendo. Vejo que quando eu peço algo, ele me respeita. E, muitas vezes, só o meu olhar de reprovação já basta."

Reconheça o certo

A proprietária de uma loja virtual de cosméticos Gabriela Rossato, de Santo André (SP), diz que dar recompensas no fim de semana ajuda na educação de suas filhas – uma de 5 anos e uma de 3 anos. "Se durante a semana elas se comportaram bem, ganham figurinhas. Nem precisa ser algo de valor. É só para mostrar que estou reconhecendo o bom comportamento que elas tiveram."

Mas a psicopedagoga Amanda destaca que a recompensa não pode ser apenas com coisas materiais. "Você também pode evidenciar uma atitude bonita do seu filho com uma tarde de piquenique ou uma noite de cineminha em casa." Segundo ela, a recompensa nada mais é do que a ação e reação e usá-la dessa forma torna o processo de reeducação mais significativo e prazeroso.

Mas, quando suas filhas fazem algo de errado, Gabriela diz que primeiro conversa e mostra o que não gostou. "Se não adianta, dou uma bronca mais forte, sou um pouco mais dura. O importante é fazê-las entender por que estão erradas." Outra tática é fazer com que elas reflitam sobre aquilo.

Gabriela também conta que, quando suas filhas sentem que estão perdendo alguma coisa que gostam, elas acabam obedecendo. "Uma vez a Sophia, de 5 anos, foi mal-educada e ela ama natação. Então, a deixei uma semana sem natação e nunca mais aconteceu." Gabriela acredita que o modo como dá uma bronca em suas filhas depende muito do que elas fizeram.

Acredite, quanto mais calma e suave você for, mais impacto terá sobre a criança. Então, antes de perder o controle, tente entender o que está acontecendo e converse com seu filho. Isso vai fazer com que vocês se aproximem e tenham uma relação mais saudável e de confiança. Assim, em vez de chegar em casa e se estressar ainda mais, entre em um acordo com seu pequeno. Você já passa o dia todo fora de cada, aproveite seu tempo com ele para vocês se divertirem.)


Confesso que me identifiquei muito com essas mães, e concordo que colocar para 'pensar' não esta dando mais tanto resultado como antes, ela ate faz piada da minha cara quando esta pensando, rsrsrsrsr. Não aguento não viu?

Ana Paula Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem a vontade: